segunda-feira, 8 de abril de 2013

O diálogo entre o Sal e o Açúcar.


O diálogo entre o Sal e o Açúcar.

 O que o sal diria se um dia viesse a se esbarrar com o açúcar? Ou o que o açúcar falaria se caso se encontrasse com o sal? Era o que o sal e o açúcar pensavam. Eles passavam dias e dias se olhando através dos vidros dos seus frascos. Ficavam pensando como cada um deveria ser e como poderiam ser o que são. Por que o sal é salgado? Por que o açúcar é doce? Essas eram curiosidades que poderiam ser respondidas se um pudesse falar com o outro.
 Então, certo dia alguém deixou cair o saleiro e sucessivamente o açucareiro. A tampa dos dois recipientes se abriram e o sal e o açúcar puderam enfim se encontrar.Foi um momento chocante para os dois, pois, apesar de almejarem muito este dia, não lhes convinha a tal realidade. E lá estavam os dois, esparramados no chão da cozinha, um fitando o outro, sem pronunciarem nada. Depois de certo tempo, o sal pôs-se a falar:
 - Saia de cima de mim, açúcar. Desse jeito não poderão mais me recolher.
 - Talvez você pudesse se desmisturar também. Já que, uma parte de mim esta em cima de você e uma parte sua esta em cima de mim.
 - Não consigo. 
 - Pois então ficaremos misturados assim mesmo e quem vier nos salvar terá uma certa dificuldade para nos tirar daqui, embora eu seja mais denso e mais branco que você.
 - Como assim? -Perguntou o sal.
 - Digo que, sou mais claro e posso ser removido facilmente.
 - Isso não quer dizer que a pessoa irá lhe tirar primeiro.
 - Claro que sim, sou mais gostoso também. Todos me preferem, salvariam muito antes à mim do que você. -Disse o açúcar convicto.
 - Isto é uma injúria, pois saiba que eu componho a maioria dos alimentos que eles consomem. 
 - Isso não é nada, vendo que, eles gostam sempre mais de algo adocicado. 
 - Pensei que você fosse mais modesto do que isso. Sabia que você causa doenças a eles? -Disse o sal ofendido.
 - E você também. 
 - Mas eu posso ser usado em diversos casos como cura, já você não.
 - E como sabe que não? -Perguntou o açúcar intrigado.
 - Você causa cáries,apendicite e diversos tipos de câncer.  Já eu, posso ser usado como soro fisiológico e ajudar a combater a pressão baixa. 
 - Não seja tolo. Você causa pressão alta, hipertensão, catarata e até osteoporose. Já eu, posso auxiliar no combate a bactérias no organismo e controlar a taxa de glicose. - Retrucou o açúcar.
 - Você causa muitos malefícios. -Disse o sal severamente.
 - E você se acha o rei da benevolência. -Retrucou o açúcar injuriado.
 - Em pensar que eu queria dialogar com você. -Falou o sal.
 - Em pensar que eu poderia estabelecer um diálogo saudável com você. - Disse o açúcar.
 Assim, os dois voltaram a ficar em silêncio, e pensando como seria bom se não tivessem se conhecido. Por fim, os dois foram varridos e jogados no lixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário